Foi aprovado em reunião de Câmara (8 de junho), com os votos favoráveis dos PS e CDS e abstenção do PSD, a Prestação de Contas e Relatório de Gestão do Ano Financeiro de 2019 da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

“Estamos satisfeitos com os resultados do rigor da nossa política e da aposta na eficiência da gestão dos recursos públicos assumida desde o primeiro dia por este Executivo. Apresentamos em 2019 o maior investimento desta Câmara Municipal dos últimos 10 anos e conseguimos ao mesmo tempo controlar a despesa e garantir a estabilidade das finanças da autarquia, assegurando que neste período difícil que se adivinha, a Câmara Municipal estará preparada para dar uma resposta forte no apoio às famílias e no estímulo à economia local”, explica Cristina Vieira.

O documento mostra que, em 2019, o montante executado no Plano Plurianual de Investimentos do Município (PPI) representa cerca de 5,9 milhões, uma variação positiva no investimento municipal de mais 51,4% em relação a 2018, e o maior investimento municipal anual dos últimos 10 anos.

Destaque para o valor de 719 mil euros investidos nas empreitadas realizadas nas designadas Obras de Proximidade em todas as freguesias, nomeadamente pavimentação a cubos e em betuminoso, e a construção de muros de suporte em alvenaria de granito.

Nos domínios do abastecimento de água e saneamento foram realizados investimentos no montante de 863 mil euros e na requalificação de estabelecimentos escolares 390 mil.

Seguindo a política assumida desde outubro de 2017, no exercício financeiro de 2019 destaca-se ainda o esforço do Município para proceder à manutenção de baixos níveis de endividamento a fornecedores, tendo reduzido os prazos médios de pagamento de 12 dias em 2018 para apenas 7 dias em 2019.

O património imobiliário do Município cresceu 4,7%, mais cerca de 3,9 milhões euros. Esta valorização decorre da regularização e registo de diversos bens imóveis resultado do esforço empenhado do Município, na inventariação, registo e regularização do património municipal.

A Prestação de Contas e Relatório de Gestão do Ano de 2019 será submetido à aprovação da Assembleia Municipal em sessão a realizar no próximo dia 26 de junho, ficando posteriormente disponível para consulta.