O concelho do Marco de Canaveses vai passar a dispor de um espaço físico para a prestação de informação, atendimento e apoio a vítimas de violência doméstica. Esta nova funcionalidade surge na sequência da assinatura de um ‘Protocolo para a Territorialização de Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica’ entre o Município, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS).

Cristina Vieira, Presidente do Município, afirma que “este protocolo vem assegurar uma resposta técnica de atendimento especializado num dos domínios mais sensíveis da intervenção social e numa das áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Municipal de Segurança do Marco de Canaveses, que é o apoio primário às vítimas de violência doméstica no concelho”.

“Pretendemos um trabalho em rede para garantir as condições necessárias para um apoio rápido e eficaz, assim como prestar informação e ações de sensibilização junto da comunidade sobre a violência doméstica, e até mesmo sobre a violência no namoro e a igualdade de género”, destaca a Autarca.

No âmbito deste acordo a Câmara Municipal assegura um espaço, com os recursos humanos e equipamentos necessários, para o atendimento a vítimas. Esta estrutura tem como objetivo a melhoria da resposta de prevenção, proteção e combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica (VMVD), a eliminação dos estereótipos e o combate à discriminação, inseridos na ‘Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 Portugal + Igual’ (ENIND).