A Câmara Municipal de Marco de Canaveses encontra-se a promover e a dinamizar uma ação de formação dirigida aos colaboradores dos refeitórios do pré-escolar e das escolas primárias.  A iniciativa tem como objetivo melhorar cada vez mais o serviço de refeições servidas às crianças em idade escolar, à semelhança de outros projetos já implementados como a Lancheira Saudável e a Ementa Municipal.

A formação iniciou no dia 15 de junho, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, prolongando-se até dia 7 de julho, abrangendo cerca de 100 colaboradores de todas as freguesias.

Esta formação inclui uma abordagem sobre alergénios alimentares, na qual se explicam os diferentes tipos de alergia alimentar, o seu diagnóstico, tratamento e a prevenção de reações alérgicas futuras.  Numa outra componente, é abordada a temática “Importância e Desafios do Assegurar o Direito à Alimentação Adequada”, em que é realizada uma apresentação com base na identificação de preferências alimentares e características pessoais.