Com vista a dotar o território de condições técnicas operacionais, no sentido de proteger as populações e os espaços rurais, foram realizadas, durante o primeiro semestre de 2020, diversas ações de corte e limpeza de matos num total de 90,36 hectares.

Os trabalhos de silvicultura preventiva executados, comportam intervenções de várias entidades com responsabilidades de gestão de combustíveis como o Município do Marco de Canaveses, as Infraestruturas de Portugal e a Redes Energéticas Nacionais (REN).

A limpeza de faixas de gestão de combustível em caminhos municipais, estradas nacionais, infraestruturas elétricas e a criação de mosaicos de parcelas são efetuadas com recurso a moto manual e a fogo controlado. As ações estão previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para 2020.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, através da equipa de Sapadores Florestais que tem protocolado com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), no decurso do mesmo período já realizou 60,43 hectares de gestão de combustível. Estas limpezas foram divididas por 28,33 hectares de limpeza a moto manual em caminhos rurais (10 metros para cada lado) que atravessam os espaços florestais e 32,10 hectares de fogo controlado, trabalhos, que estão a ser efetuados maioritariamente na área da Serra da Aboboreira.

Cristina Vieira, Presidente da Autarquia Marcuense, responsável pelo Pelouro da Proteção Civil e Defesa da Floresta, refere que “estes trabalhos de gestão de combustível nos espaços rurais do concelho integram uma vertente de proteção civil preventiva e visam facilitar as ações de controlo mais eficaz dos incêndios florestais, permitir o acesso mais seguro das forças de combate e limitar a superfície percorrida habitualmente por grandes incêndios. Ao eliminar o material inflamável à volta das habitações estamos a garantir um combate mais rápido e eficaz aos incêndios florestais. Neste sentido, a Câmara Municipal está a cumprir, mas é também fundamental que os cidadãos façam a limpeza das suas propriedades, pois só com um trabalho em colaboração podemos garantir os bons resultados no combate aos incêndios”.