O Governo anunciou esta terça-feira uma lista de 578 escolas públicas de todo o país que vão beneficiar de intervenções para a retirada de estruturas em amianto.

Desta lista fazem parte oitos escolas do concelho do Marco de Canaveses, que representam um universo de quase 900 alunos, pelo que Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, se congratula com esta decisão do Governo.

“Felicito o Governo, em particular o Primeiro-Ministro e o Ministro da Educação por esta medida tão importante para a salvaguarda da comunidade educativa, principalmente das crianças. No Marco de Canaveses, já há algum tempo que assumimos o desejo de renovar o parque escolar e de, à medida das possibilidades do Município, avançar com a retirada de amianto. Algumas das escolas que estão na lista do Governo já estavam incluídas no nosso plano de intervenções, mas desta forma vamos conseguir avançar mais rapidamente e de forma menos onerosa para a Câmara Municipal”, sublinha a responsável pelo pelouro da Educação.

No concelho do Marco de Canaveses as escolas a intervencionar são: Escola Básica de Alpendorada, Escola Básica de Cabo (Maureles), Escola Básica de Feira Nova, Escola Básica de Freita, Escola Básica de Outeiro, Escola Básica de Paredes, Escola Básica de Peso (Santo Isidoro) e Escola Básica do Freixo.

“Dos 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Marco é o que tem o maior número de escolas abrangidas por este plano, o que demonstra que no passado o investimento na renovação destes equipamentos essenciais ficou aquém do que seria desejável e isso é algo que este Executivo tudo tem feito por mudar”, acrescenta Cristina Vieira.

A Câmara Municipal pretende ainda ver incluída na lista de escolas a EB1 de Sande e São Lourenço, conforme compromisso oportunamente estabelecido no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e fará essa comunicação de pedido de correção à entidade.

A intervenção na Escola Básica de Alpendorada, por se tratar de um equipamento que ainda não se encontra no âmbito das competências da Autarquia, será executada ao abrigo de um acordo de colaboração entre o Ministério da Educação e a Câmara.

A estimativa orçamental da Câmara Municipal para a retirada de amianto das oito escolas está na ordem dos 730 mil euros.