Pelo terceiro ano consecutivo o Município do Marco de Canaveses mantém a certificação da qualidade dos serviços municipais.

Esta avaliação é o resultado da conclusão do processo de transição do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), implementado para o novo referencial normativo NP EN ISO 9001:2015, atribuído pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), o organismo certificador.

A nova estrutura e requisitos, decorrentes da análise de contexto da organização das partes interessadas, dos riscos e oportunidades e do conhecimento organizacional, resultaram numa abordagem com alterações relevantes no sistema de gestão já implementado.

Em auditoria externa, realizada nos dias 15 e 16 de junho, a Equipa Auditora, perante o cumprimento dos objetivos, tendo sido possível verificar as práticas e evidências do funcionamento do SGQ implementado, recomendou a manutenção do certificado existente.

A certificação da qualidade, tendo em conta os serviços prestados aos munícipes, engloba o seguinte: Atendimento; Turismo; Cultura; Piscinas Municipais; Apoio ao Associativismo; Ação Social; Educação; Polícia Municipal; Proteção Civil; Planeamento e Gestão Urbanística e Espaços do Cidadão.

O certificado é válido pelo período de três anos, sendo sujeito a auditorias anuais de acompanhamento, quer internas quer externas, para verificação do cumprimento das regras associadas ao sistema implementado.

“O Município vê este Sistema de Gestão da Qualidade como uma ferramenta de administração mais eficiente, simplificada e modernizada. Apresenta uma maior eficácia dos serviços prestados junto dos cidadãos e responde de forma célere e objetiva às suas necessidades”.

“Tem sido uma das prioridades estratégicas deste Executivo e por isso entendemos que a implementação deste Sistema constitui um veículo privilegiado para materializar estes objetivos, capaz de fomentar a eficiência da administração local, através de uma nova cultura organizacional suportada na melhoria contínua”, refere Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

A extensão da certificação a outros serviços está já a ser preparada, tendo a Autarquia como objetivo a sua certificação integral.