No âmbito do Protocolo para a Igualdade de Género e Não Discriminação, celebrado entre a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), na Assembleia Municipal do dia 26 de junho, teve lugar a nomeação dos membros da Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL).

Cristina Vieira, Presidente do Município, refere que “este novo protocolo tem como novidade a criação de uma equipa para trabalhar neste assunto, bem como a entrada de setores não clássicos na área de intervenção da Igualdade, como urbanismo, cultura e desporto”.

Com a missão de promover a igualdade no território, a EIVL é responsável pelo acompanhamento, implementação e avaliação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação a construir em resultado da candidatura apresentada, pela Autarquia, a fundos comunitários.

“Este é mais um passo na efetivação da política municipal de igualdade, a que chamamos ‘Marco+Igual’, recordando a assinatura recente do ‘Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica’, entre o Município e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade”, acrescenta a Presidente da Câmara Municipal.

Cabe assim ao Município, conceber e implementar um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, com vista à construção de um direito mais igual e coeso, bem como garantir serviços de atendimento, informação e encaminhamento para vítimas de violência. Por seu lado, a CIG formará recursos humanos do Município para intervir nesta área.