Depois da interrupção forçada devido à pandemia da Covid-19, os transportes públicos no concelho do Marco de Canaveses serão retomados na segunda-feira, dia 20 de julho.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, conseguiu garantir que a transportadora, que opera no concelho, assegure os serviços essenciais.

Para Paulo Couto, Vereador Municipal, responsável pelo Pelouro de Trânsito, Transportes e Comunicações, “o regresso dos transportes públicos ao Município do Marco de Canaveses, após a suspensão do serviço devido à pandemia, é essencial para a nossa população que começa a retomar a normalidade e que não tem outros meios para se deslocar”.

“Esta é também uma medida importante para a retoma da economia local, e, neste sentido desenvolvemos contactos com todas as freguesias do concelho e com a concessionária da rede de transportes da região, com o objetivo de serem encontradas soluções equilibradas de forma a garantir os serviços de transportes públicos, em período pós-escolar”, reforçou Paulo Couto.

Recorde-se que o serviço irá funcionar de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente com redução do número máximo de passageiros para 2/3 da lotação dos autocarros, de forma a garantir o distanciamento social e a segurança do posto de motorista. É ainda obrigatório o uso de máscara ou viseira no interior do transporte de passageiros. Outra medida passa pela constante limpeza e desinfeção dos autocarros, tendo por base as advertências das autoridades de saúde.

Importa referir ainda que, os horários devem ser consultados na empresa ‘Transdev’ responsável por assegurar os transportes públicos no concelho do Marco de Canaveses.