O XXII Concurso de Vinhos do Marco decorreu hoje, dia 17 de julho, na Casa de Quintã, na Freguesia de Soalhães. Em prova estiveram 24 vinhos da região do Marco de Canaveses, dos quais 20 vinhos brancos, 2 vinhos rosés e 2 vinhos tintos, de 12 produtores e engarrafadores da Rota dos Vinhos do Marco.

Nesta edição a Grande Medalha de Ouro foi para o Vinho Branco de 2019 da Quinta da Samoça Escolha, do produtor Terras de São Martinho – Sociedade Agrícola. Em relação às Medalhas de Ouro foram entregues aos vinhos da Casa de Vilacetinho Grande Escolha Branco de 2019 e Avesso Reserva Branco de 2018. As Medalhas de Prata foram para os Vinhos Brancos de 2019 do Pecado Capital e Sapateiro Loureiro.

Quanto ao bronze foram três os medalhados, designadamente os Vinhos Brancos de 2019 da Vinho Besta, da Quinta do Burgo Grande Escolha e o Vinho Rosé de 2019 da S. Caetano Espadeiro.

O evento contou com a presença do Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, e dois elementos da direção, com o Presidente da Rota dos Vinhos do Marco, João Maia, com um júri composto por nove elementos e com animação musical protagonizada pela Artâmega.