A Presidente do Município do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, assinou esta sexta-feira, dia 31 de julho, o Auto de Consignação da Empreitada de ‘Requalificação e Modernização da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Paredes de Viadores’. A escola vai beneficiar de obras de remodelação no valor de 61 mil euros e estarão concluídas no início do próximo ano letivo de 2020 / 2021.

A intervenção prevê a substituição da cobertura existente, que contém fibrocimento com amianto, por placas com isolamento térmico, revestimento das paredes exteriores para aplicação de capoto e aplicação de rodapé da fachada revestido de azulejo com jogo de cores para uma maior dinâmica e modernização do edifício. As caixilharias serão também substituídas por materiais com corte térmico e vidro duplo, para garantir o conforto térmico durante todo o ano.

Para a Presidente do Município, “trata-se da remodelação da escola que este ano letivo teve 36 crianças e que, face ao seu estado de degradação e aos materiais existentes, nomeadamente na cobertura de fibrocimento com o amianto e nas caixilharias sem condições de corte térmico, vamos requalificar para criar um maior conforto, segurança e também pela saúde das nossas crianças”.

Cristina Vieira referiu ainda que, “esta Escola Básica é já a quarta a beneficiar de obras de remoção do amianto, das 11 escolas do concelho que continham estes materiais. Ainda durante este mês, está previsto o lançamento do concurso para a retirada do amianto nas restantes sete escolas, incluindo a Escola Básica 2,3 de Alpendorada, que era da competência do Governo que, entretanto, assinamos um acordo de colaboração com o Ministro da Educação que nos atribuiu a intervenção também nessa escola”, reforçou.

A cerimónia de assinatura do arranque das obras contou com a presença do Vereador Municipal, Mário Bruno Magalhães, do Presidente da Freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos, Miguel Queirós, dos responsáveis pela empreitada, das professoras, pais e encarregados de educação.