Segundo o relatório provisório de incêndios rurais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, entre 1 de janeiro e 31 de julho, registaram-se um total de 46 incêndios rurais no concelho do Marco de Canaveses e 12,25 hectares de área ardida.

Comparando os valores dos primeiros sete meses deste ano, com o histórico dos 10 anos anteriores, o relatório indica que se registaram menos 64% de incêndios rurais e menos 92% de área ardida relativamente à média anual do mesmo período. O ano de 2020 apresenta, até ao dia 31 de julho, o 2.º valor mais baixo em número de incêndios rurais e o valor mais reduzido de área ardida, desde 2010.

A Presidente do Município do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, referiu que “estes resultados se devem em muito às ações de limpeza de terrenos, levada a cabo pela Autarquia, com a colaboração dos diversos Agentes de Proteção Civil, nomeadamente os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, os Sapadores Florestais, a Guarda Nacional Republicana e as Juntas de Freguesia, bem como a aposta na sensibilização da população para o reforço das ações de prevenção contra os incêndios”.

“Os indicadores obtidos até ao momento são positivos e, neste sentido, apelo para a necessária participação de todos na luta contra os incêndios, nomeadamente através da consciencialização para o correto uso de fogo e para a necessidade de manter as propriedades e a floresta limpas”, reforçou.