A Câmara Municipal do Marco de Canaveses instituiu um prémio de mérito escolar a atribuir aos melhores alunos/as do concelho de cada ciclo de ensino, do básico ao secundário em cada Agrupamento, e escola de ensino profissional.  

“Mais do que atribuir um valor pecuniário, o Prémio #sucessoescolar a atribuir pelo Município tem como objetivo reconhecer o desempenho escolar e valorizar o mérito, numa assumida cultura de valorização da excelência enquanto instrumento preponderante para o desenvolvimento económico, cultural e social dos nossos alunos e alunas, distinguindo-se ainda de outros prémios por introduzir critérios como a assiduidade, a expressão artística ou o desempenho desportivo”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

A primeira edição deste prémio de mérito #sucessoescolar terá lugar já este ano letivo de 2020-2021, representando a importância do reconhecimento comunitário do sucesso escolar numa Cidade Educadora como é o Marco de Canaveses, desde 2019. O projeto mereceu ampla participação quer por parte do Conselho Municipal da Juventude, quer por parte do Conselho Municipal de Educação. 

No total, o Município vai distribuir 2.500€ pelos 18 melhores alunos/as de cada grau de ensino e agrupamento escolar, bem como por cada escola profissional do concelho do Marco de Canaveses, ou seja:

 

    1. Melhor aluno/a no 1º Ciclo de cada Agrupamento de Escolas
    2. Melhor aluno/a no 2º Ciclo de cada Agrupamento de Escolas
    3. Melhor aluno/a no 3º Ciclo de cada Agrupamento de Escolas
    4. Melhor aluno/a do Ensino Secundário Científico-Humanístico de cada Escola Secundária
    5. Melhor aluno/a do Ensino Secundário Profissional de cada Escola Secundária
    6. Melhor aluno/a do Ensino Secundário Profissional de cada Escola Profissional