A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, inauguraram esta tarde, dia 21 de setembro, o novo Balcão de Atendimento do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Este novo espaço, que está a funcionar no Edifício do Marco Fórum XXI, tem a afetação de três técnicos do Centro de Emprego, para apoiar os munícipes dos concelhos do Marco de Canaveses, de Baião e de Cinfães em todos os serviços e assuntos relacionados com o IEFP.

Na sua intervenção a Ministra Ana Mendes Godinho salientou que “este novo espaço vai ter uma dupla função. Por um lado, de acompanhamento de trabalhadores, desempregados ou a trabalhar, e por outro de empresas, nas respostas personalizadas para requalificação e formação de colaboradores e para aplicação de programas no âmbito de formação e qualificação”.

Para Cristina Vieira, Presidente da Autarquia, o novo Balcão de Atendimento é a concretização do compromisso assumido que “vai permitir a partir de hoje dar uma melhor resposta aos marcuenses e também aos baionenses e cinfanenses. É, na verdade, uma resposta necessária e uma questão de justiça social, os nossos cidadãos poderem usufruir destes serviços e com esta proximidade. Este é um dia feliz para o Marco de Canaveses, porque este Balcão vem permitir combater as desigualdades sociais e garantir o acesso destes serviços, de forma mais célere e justa e fazer um Marco+Igual para todos”, destacou a Presidente.

Por sua vez, António Leite, do Conselho Diretivo do IEFP, referiu que “este novo Balcão é sobretudo muito importante para as cidadãs e cidadãos que precisam dos serviços do IEFP. É certamente um passo em frente no respeito pelo direito de cidadãos que passam por momentos difíceis ou de empresários que precisam do nosso apoio e colaboração e, a partir de agora, estamos mais próximos”, reforçou.

A cerimónia, que iniciou com a visita às instalações do Balcão, contou com a presença do Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, António Leite; a Delegada Regional do Norte do IEFP, Carla Vale; o Diretor e Subdiretora da Segurança Social no Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social, Miguel Cardoso e Rosário Loureiro; a Diretora de Serviços de Emprego e Formação Profissional da Delegação Regional do Norte do IEFP, Ema Gonçalo, entre outros representantes das entidades.