A melhoria da qualidade do sistema de abastecimento de água pública no concelho continua a merecer o inteiro esforço e empenho por parte da Câmara Municipal do Marco de Canaveses. A iniciar a 28 de setembro está a empreitada de ‘Execução de Obras do Ciclo Urbano da Água da Zona Envolvente à Ponte de Canaveses’ cujo investimento é de mais de 1 milhão de euros e tem um prazo de execução de nove meses.

A empreitada abarca a substituição de parte da conduta adutora entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o reservatório Maria Gil, numa extensão de aproximadamente 900 metros. Inclui também a instalação de duas Estações Elevatórias a as respetivas condutas elevatórias, designadamente a de Pisão Novo, para a desativação da fossa sética, e a da Ponte de Canaveses, preparada para servir toda a Freguesia de Sobretâmega.

Estão também contempladas as infraestruturas principais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, ao longo da Estrada Nacional 312, até à zona envolvente às Caldas de Canaveses onde está a ser construído o novo Hotel Palácio de Canaveses.

Outra intervenção diz respeito à instalação de condutas sob pressão ao longo da Ponte de Canaveses, para atravessar o Rio Tâmega, no tabuleiro do lado direito onde não está instalada nenhuma infraestrutura hidráulica.

“Esta é uma intervenção inserida no forte investimento da Câmara Municipal ao longo do concelho e que se destina a renovar e a revolucionar o processo de captação, tratamento e abastecimento de água, para servir com mais qualidade, regularidade e eficiência os nossos munícipes. A Autarquia continua empenhada em trabalhar no sentido de ter uma rede de abastecimento de água cada vez mais eficaz e sustentável”, destaca Cristina Vieira, Presidente do Município do Marco de Canaveses.

A assinatura pública do Auto de Consignação desta empreitada decorreu no dia 23 de setembro. O contrato foi celebrado pela Presidente do Município, Cristina Vieira, e pelo responsável da empresa que levará a cabo a empreitada. A cerimónia contou com a presença dos Vereadores Municipais, Mário Bruno Magalhães e Paulo Couto, do Presidente da Freguesia do Marco, Celso Santana, do Presidente da Freguesia de Sobretâmega, Eduardo Silva, e dos representantes da empresa responsável pela execução da obra.