Os presidentes de Câmara Municipal de Baião e de Marco de Canaveses, Paulo Pereira e Cristina Vieira, estiveram reunidos na passada quinta-feira (8 de outubro), no Marco de Canaveses, com a Direção da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno.

O objetivo das três entidades é o mesmo: valorizar e promover o Anho Assado com Arroz de Forno, que constitui um elemento gastronómico aos concelhos de Baião e de Marco de Canaveses.

Fundada em julho de 2006, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno tem centrado a sua ação no município de Marco de Canaveses. A ideia, agora, é que na divulgação, a Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno se refira à Região de Baião e a Marco de Canaveses, tornando-se assim mais abrangente no seu alcance e na sua ação.

Pretende-se que, em diálogo e colaboração com a autarquia baionense e com os restaurantes e produtores de anho de Baião, possa ser feito um trabalho ainda mais amplo e qualificado de promoção do Anho Assado e do Arroz do Forno.

“O Anho Assado com Arroz do Forno é um elemento gastronómico comum dos dois concelhos e está profundamente enraizado nas vivências e na cultura das nossas comunidades. Se unirmos esforços, podemos ir mais além e fazer um trabalho com mais qualidade, com maior alcance e criar mais oportunidades para os nossos cidadãos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

A presidente de Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira entende que “faz todo o sentido trabalharmos em conjunto na promoção deste património gastronómico, cultural e turístico. Alargar a Rota do Anho com a adesão de mais restaurantes da região e apostar num trabalho de divulgação e promoção conjunta fará com que consigamos valorizar de forma mais eficaz o Anho Assado com Arroz do Forno”.

O Chanceler da Confraria do Anho Assado e do Arroz do Forno, Luís Brás, refere “As parcerias são sempre importantes para o desenvolvimento territorial, na defesa das tradições e na valorização dos sectores económicos da região. Esta parceria é uma junção de dois municípios, uma região, uma Confraria, na promoção de um prato típico regional, de comum a todos, o Anho Assado com Arroz de Forno. Só assim é que o futuro dará mais frutos…É mais um passo para o progresso turístico gastronómico da região”.

Na reunião esteve ainda presente o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, bem como vários representantes dos órgãos sociais da confraria.

Os próximos desenvolvimentos da colaboração entre as autarquias e a confraria passam pela realização de encontros com os restaurantes e agentes de Baião e Marco de Canaveses e, futuramente, pela criação de estratégias integradas para a valorização do Anho Assado e do Arroz do Forno, e sua promoção, em associação com outros produtos locais, incluindo com a dimensão turística de Baião e de Marco de Canaveses.