No seguimento das medidas que tem vindo a implementar desde março de 2020, o Município do Marco de Canaveses disponibilizou quatro colaboradores para integrar a Unidade de Saúde Pública (USP) do Concelho.

A iniciar funções a partir desta quinta-feira, dia 12 de novembro, esta nova equipa tem como objetivo contactar, via telefone, os cidadãos em situação de isolamento provocado pela Covid-19, principalmente crianças e jovens estudantes nas escolas do concelho, com vista à elaboração dos inquéritos epidemiológicos, prestar esclarecimentos e orientações quanto aos procedimentos e recomendações para um isolamento eficaz e preparar a retoma da sua atividade normal após esse período de isolamento.

De acordo com a Presidente do Município, Cristina Vieira, “está é mais uma importante medida, no reforço e apoio social, e insere-se no conjunto de apoios que o Município tem lançado desde março, numa resposta clara e célere à situação atual de pandemia. Temos, desde o início, acompanhado atentamente a evolução da situação epidemiológica no Concelho e desencadeado as medidas necessárias para apoiar as instituições de saúde na resposta às necessidades acrescidas vividas neste momento”, reforçou a Autarca.

Esta equipa multidisciplinar, constituída por técnicos superiores com licenciaturas na área das Ciências Sociais e Humanas, recebeu formação por parte da Delegada de Saúde e de outros profissionais de saúde, e está disponível de segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.