A Câmara Municipal, no quadro das respetivas competências, antecipa em uma hora o horário para abertura de estabelecimentos comerciais, permitindo que este se faça a partir das 9h00.

Esta medida tem efeito imediatos e é tomada em articulação com a Associação Empresarial do Marco de Canaveses, tendo obtido parecer favorável das autoridades de saúde e segurança. O objetivo é contribuir para mitigar os constrangimentos causados pela obrigatoriedade de encerramento antecipado, nomeadamente aos fins de semana.

Recorde-se que no âmbito do estado de emergência decretado no dia 9 de novembro, ficou determinado que o horário para abertura de estabelecimentos comerciais, salvo as exceções previstas, era 10h00.

Enquanto se aguarda o conjunto de medidas a definir pelo Conselho de Ministros, alerta-se para o cumprimento escrupuloso das regras nesta fase difícil de contenção da pandemia. A responsabilidade está no comportamento de cada um.