No cumprimento das exigências legais e das imposições da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a Câmara Municipal do Marco de Canaveses desencadeou, ao longo do ano de 2020, um conjunto de intervenções e diligências no Sistema de Abastecimento de Água da Légua no sentido de fazer transitar a gestão do Sistema da esfera da Junta de Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada para a empresa Águas do Marco, S.A. 

“É mais um passo em frente no nosso objetivo de levar água potável a casa de todos os marcuenses. Conseguimos dar o passo mais importante, que são as isenções das taxas de ligação e ramal, e agora continuaremos a trabalhar arduamente na extensão e renovação dos sistemas, como aqui fizemos e iremos continuar a fazer por todo o concelho”, sublinha Mário Bruno Magalhães, vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses. 

Com todas as intervenções desencadeados foi possível garantir o fornecimento de água em qualidade e quantidade ao sistema público de abastecimento de Água do Légua, com a realização de um acordo tripartido estabelecido entre o Município de Marco de Canaveses, a empresa Águas do Norte, S.A., e a Águas do Marco, S.A.

No dia 16 de novembro foram integradas cerca de 195 habitações, representado 500 habitantes, no Sistema Público de Distribuição de Água, dotando-as das devidas condições de potabilidade.