Já abriu o concurso público lançado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses para a execução do projeto de requalificação urbanística do parque da praia fluvial de Bitetos, num valor base de 1.450.000 euros.

 O projeto foi apresentado publicamente em outubro de 2019 e prevê a requalificação integral de toda a zona do cais de Bitetos, um dos principais atrativos turísticos do concelho marcuense. 

 “O nosso concelho tem de um património natural riquíssimo e temos de saber tirar proveito desse património. O rio Douro oferece-nos um potencial turístico diferenciador e a praia fluvial de Bitetos já é provavelmente o local mais visitado no Marco de Canaveses durante o verão. Este é um projeto âncora que vem potenciar toda a nossa estratégia turística e trará retorno ambiental, social e económico em benefício dos marcuenses” sublinha Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. 

 O projeto de requalificação de Bitetos, da autoria do gabinete de arquitetura Bruno Cosvi, vai redefinir por completo toda a zona envolvente à praia, melhorar de forma muito significativa as acessibilidades pedonais e viárias, corrigir as cotas e renovar os espaços verdes, pavimentos e sistemas de iluminação e águas pluviais. 

 Das intervenções previstas no espaço, destacam-se as construções de: 

– um novo Posto de Turismo com Auditório, um edifício onde possam ser realizadas exposições do turismo local, demonstrações de produtos e provas gastronómicas, atividades culturais diversas, workshops, apresentações e conferências. Uma estrutura deste género torna-se essencial num local onde o turismo e a promoção de produtos se podem cruzar;

Praça e auditório exteriores, espaços para contemplação e atividades diversas como feiras, exposições e espetáculos ao ar livre, isto é, novas atividades que permitam tornar este espaço dinâmico durante grande parte do ano e não apenas nos meses de verão;

Novos percursos pedonais, um paralelo à rua de S. Bernardo que encaminha as pessoas à praia e ao rio e que promove a valorização paisagística. Um outro percurso, com início junto ao cais, estende-se pela rua junto ao rio, melhorando as condições de fruição deste percurso, que inclui pontos de descanso e miradouros.

Percurso pela praia, para que a praia seja inclusiva, facilitando o acesso a pessoas de mobilidade condicionada.

Plataforma de acesso à praia e miradouro, uma plataforma parcialmente sobre o rio, permitindo o alargamento e melhoramento do acesso à praia, por um lado e, por outro, permitindo criar um espaço-de-estar com miradouro; 

Ponto de receção às embarcações, espaço que será requalificado com objetivo de formalizar e dar destaque a uma atividade que é constante ao longo do ano, criando um lugar que potencie e convide à permanência e simultaneamente torne mais aprazível e tranquila a estadia a quem pernoita na margem.

–  um Parque infantil, junto ao bar da praia, um área para recreio resguardado do rio e que possibilitou o aumento da área de estar e lazer.

 

A Câmara Municipal prevê dar início à requalificação durante o primeiro trimestre de 2021 e a obra terá o prazo de execução de um ano.

Entretanto o Município solicitou à APDL a realização de um contrato de concessão, transferindo a responsabilidade de gestão e manutenção da fluvina para o Município.