O Município do Marco de Canaveses continua a proceder à eliminação de ninhos de Vespa Velutina. Durante o ano de 2020 foram abatidos 443 ninhos desta espécie invasora. De 2018 até ao final de 2019, o Município já dizimou mais de 1000 ninhos. Para estas ocorrências o tempo médio de intervenção ronda as 30 horas após o alerta.

Dos 443 ninhos desativados, no concelho do Marco de Canaveses, 54 foram na Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão que registou o maior número de abrigos desta espécie. Seguiram-se as freguesias do Marco com 49, de Sande e São Lourenço do Douro com 45 e Várzea, Aliviada e Folhada com 44. Todas as restantes freguesias apresentaram registos abaixo dos 40 ninhos.

A Vespa Velutina, vulgarmente designada por Vespa Asiática, é essencialmente predadora de outras vespas e de abelhas, mas, apesar do principal impacto conhecido desta espécie ser a predação de abelhas, quando perturbada, esta espécie poderá também representar um risco para a população, devido à sua picada, tal como acontece com as de outras vespas e abelhas.

Face à sua estratégia de reprodução, caracterizada por um sucesso reprodutor mais agressivo e elevada capacidade de disseminação, a presença da Vespa Velutina representa uma séria ameaça aos recursos apícolas, à produção agrícola, segurança dos cidadãos, ambiente, função ecológica desempenhada pelos espaços florestais e a toda a economia.

A Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, destaca o trabalho desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, junto da população do concelho, e alerta que “estamos cientes de todos os riscos que esta espécie representa, por isso, peço a colaboração de todos os cidadãos que na deteção ou na suspeita de existência de um ninho, ou de exemplares, deverão comunicar aos nossos serviços para que com a maior celeridade possamos proceder à sua extinção”.