A Câmara Municipal cede as instalações do antigo jardim de infância permitindo a viabilização do projeto, e suporta financeiramente o valor que não é elegível na candidatura, de forma a dar condições à instituição de levar a cabo este tão desejado projeto.

De referir que que o envelhecimento constitui uma forte dimensão problema nos concelhos do Baixo Tâmega, e essa necessidade está refletida no nosso Plano Desenvolvimento Social.

Foi aprovada a candidatura de «Requalificação de Jardim de Infância – JI – para Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário “Renascer Sénior”», apresentada pelo Centro Social e Paroquial de Favões em colaboração com o Município do Marco de Canaveses.

A aprovação da candidatura vai viabilizar a requalificação e apetrechamento do edifício devoluto, que funcionou como jardim de infância, para adequação ao funcionamento das respostas sociais do Centro Social e Paroquial de Favões, IPSS.

Será ainda aumentado o quadro de pessoal para operacionalização das duas valências: Centro de Dia, com 20 vagas protocoladas com a segurança social e com capacidade de resposta para 25 utentes, e Serviço de Apoio Domiciliário com 15 vagas protocoladas e com capacidade de resposta para 40 utentes.

É uma obra cujo Investimento total é de 275 079,72 € , o investimento que será elegível através da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, é de 238 058,75 €  e a autarquia do Marco de Canaveses, está disponível para apoiar com a diferença remanescente necessária.

“Tal como nos comprometemos, estamos a trabalhar para dar mais e melhores condições às Instituições do nosso concelho, para que os nossos idosos possam ter respostas de apoio no seu processo de envelhecimento. Congratulámo-nos pela capacidade e trabalho que as instituições têm para dar resposta aos problemas das famílias e aos nossos idosos, e estamos a ajudá-los a arranjar financiamento para os seus projetos e apoiar os seus investimentos”.  Explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.