Os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses vão, em breve, passar a contar com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP). A reivindicação por parte da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses teve resposta positiva esta manhã pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, numa reunião, por videoconferência, com a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, Sérgio Silva, e o Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Josias Alves. 

“A Senhora Secretária de Estado mostrou-se totalmente enquadrada e sensibilizada com a nossa realidade, tendo deixado o compromisso de, até ao final do primeiro trimestre de 2021, criar as condições para a formação de uma segunda EIP, composta por cinco elementos qualificados e que, em conjunto com a Equipa já existente, duplicarão a prontidão e capacidade de resposta às necessidades da nossa população”, revela Cristina Vieira. 

A EIP é uma equipa constituída por elementos com formação para qualquer ocorrência e de resposta imediata. A criação de uma segunda equipa virá reforçar a capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, o que deixa o comandante satisfeito: “O concelho do Marco de Canaveses é servido por um único Corpo de Bombeiros e manifestamos à Senhora Secretária de Estado a nossa vontade de continuar a investir na complementaridade entre o voluntariado e a profissionalização de um conjunto de bombeiros que garantam, em permanência, a prontidão e capacidade de resposta”, diz Sérgio Silva. 

 

Projeto do Serviço Municipal de Proteção Civil merece elogios do Governo

Na reunião desta manhã, Patrícia Gaspar mostrou-se ainda sensibilizada com a qualidade e inovação do projeto do Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses de sensibilização pública, informação e formação intitulado “Cidadania – Educação para os Riscos e Autoproteção”.

O projeto, que é desenvolvido em parceria com os agrupamentos escolares, com os agentes de proteção civil do Concelho e com as juntas de freguesia, é já candidato ao «PRÉMIO DE RECONHECIMENTO DE BOAS PRÁTICAS LOCAIS EM MATÉRIA DE PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA» da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Secretária de Estado da Proteção Civil foi informada sobre o convite lançado à Câmara Municipal pelas Academias das Artes Portuguesa e da Guiné Bissau para desenvolver um projeto de cooperação internacional destinado a contribuir para o desenvolvimento da proteção civil na Guiné Bissau, tendo a governante manifesta interesse na iniciativa e disponibilizado apoio institucional das autoridades nacionais no sentido da boa operacionalização do projeto.