O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) permitiu aplicar descontos a cerca de 10.300 títulos de transportes públicos com origem ou destino no Marco de Canaveses, no valor total de 435 mil euros de apoios em 2020.

Lançado em 2019 pelo Governo com o objetivo de promover a utilização do transporte coletivo rodoviário e ferroviário, o PART aplicou descontos até 70% aos preços dos passes.

A redução de tarifas e a conclusão da empreitada eletrificação do troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses, que permitiu também aumentar a oferta de ligações Marco-Porto, contribuíram para um aumento significativo dos utilizadores de comboio. Dos mais de 10 mil títulos apoiados ao abrigo do PART em 2020, cerca de 70% são de transporte ferroviário.

RodoviárioFerroviários
N.º de títulos apoiados31617142
Apoio total130 399,75€306.014,65€

Os valores apresentados referem-se ao período compreendido entre Janeiro e Novembro de 2020;

A redução dos preços dos passes é executada através do financiamento do Governo à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Os municípios, incluindo o Marco de Canaveses, comparticipam com um valor correspondente a 10% da verba recebida do Estado.

Procura leva Câmara do Marco de Canaveses a investir na requalificação das estações

O aumento do número de utilizadores dos transportes públicos, designadamente o transporte ferroviário, levou a Câmara Municipal do Marco de Canaveses a investir 775 mil euros na requalificação das zonas envolventes às estações do concelho, Marco de Canaveses e Livração.

“Estamos a complementar este incentivo do Governo com a melhoria das infraestruturas e condições de acesso aos transportes. Investimos mais 60 mil euros na requalificação da rua Nova da Estação em Constance e estamos a levar a cabo um investimento de 715 mil euros na zona envolvente à estação do Marco de Canaveses, que inclui a construção de um novo parque de estacionamento com 130 lugares e um edifício de ligação entre a Estação e o parque”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

A empreitada de requalificação da rua Nova da Estação está concluída, a da envolvente à estação do Marco de Canaveses  tem prazo de execução até agosto de 2021.