O Plano de Ação (PA) 2021 da Rede Social do Marco de Canaveses incluiu ações de caracterização da população com deficiência, dos imigrantes, minorias e idosos do concelho. As ações vão ser levadas a cabo pelos parceiros da Rede Social e têm como objetivo recolher informação quanto ao número de indivíduos de cada uma destas comunidades e quais as respetivas necessidades, de forma a adequar as respostas sociais disponíveis.

“Para podermos responder mais eficazmente às necessidades da nossa população, e em particular às camadas mais desprotegidas, é fundamental termos um diagnóstico completo e atual. A informação recolhida através destas ações será complementar àquela que será aferida pelos Censos 2021 na criação do Diagnóstico Social 2022 do Marco de Canaveses, documento estratégico para a nossa Rede Social”, explica Cristina Vieira.

As ações de caracterização da população fazem parte do Plano de Ação da Rede Social, documento que sistematiza as propostas de ação consideradas determinantes na concertação, cooperação e planeamento local, com o objetivo de promover sinergias entre os diferentes parceiros locais.

Outra das ações deste plano, é a elaboração de um Calendário de Atividades Partilhado pela Rede Social.  Este plano define com maior precisão as ações a desenvolver no âmbito das celebrações de datas com especial significado para cada uma das áreas de atuação (dia mundial do idoso, p.ex.), qual a entidade local responsável pela concretização de cada uma, as parcerias a envolver e o respetivo cronograma dessas ações.