A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai introduzir alterações ao regulamento do Orçamento Participativo Jovem com o objetivo de “motivar o interesse e a participação de cada vez mais jovens”, segundo o Vereador do pelouro da Juventude, Paulo Couto.

Entre as alterações a implementar estão o aumento da verba disponível de 30 mil para 40 mil euros, a limitação de uma candidatura por jovem, a possibilidade de melhoria de propostas por parte dos proponentes e a promoção de uma apresentação pública das propostas admitidas, antes do processo de votação.

“Temos vindo a registar um aumento de propostas de ano para ano, mas queremos mais. Sabemos que os jovens marcuenses são criativos e têm talento, por isso é fundamental o contributo deles. O OPJ serve precisamente para envolver os jovens nos projetos de desenvolvimento do concelho e estas alterações visam melhorar o concurso, motivá-los e valorizar as propostas”, explica Paulo Couto.

Outra das alterações a implementar é o aumento do número de elementos da Comissão de Análise Técnica, que passará a contar com elementos designados pelo Conselho Municipal da Juventude.

Estas alterações que mereceram apreciação favorável do Conselho Municipal da Juventude e aprovação por unanimidade, foram aprovadas em sede de Reunião de Câmara na passada sexta-feira, 12 de fevereiro.