Arrancou esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a campanha de vacinação intensiva à população do concelho do Marco de Canaveses e a Câmara Municipal, mais um vez, atuará em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo-Tâmega no sentido de  garantir a maior efetividade na operacionalização do processo.

O Município cedeu quatro técnicos ao ACES para a convocação  da população a vacinar, a começar pelos utentes com 80 anos ou mais, e para colaborarem na articulação com com as Juntas de Freguesia e Proteção Civil, para sinalizar dificuldades no contacto ou transporte dos utentes. 

“É um sentimento de satisfação e tranquilidade ver o processo de vacinação intensiva arrancar no nosso concelho. O ACES identifica a convocatória e o transporte dos utentes como os dois passos onde nós, autarquias e forças de proteção civil, podemos dar um contributo valioso e colocaremos todo o nosso empenho nessa missão. Desde o princípio que temos colocado todos os meios do Município ao dispor da Saúde para o combate à pandemia e mais uma vez faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que este processo seja bem sucedido”, diz Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. 

De acordo com o “Manual de Articulação para a Convocatória de Utentes para Vacinação contra a Covid-19” elaborado pelo Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde, “num ACES onde os concelhos apresentam uma baixa densidade populacional e uma população envelhecida, torna-se fundamental articular com as autarquias e juntas de freguesia por apresentarem uma relação de proximidade com a população e terem consigo recursos humanos e técnicos valiosos para o processo”.