Decorrente dos trabalhos da elaboração da Estratégia Municipal de Saúde, que já estabeleceu a Saúde Mental como uma das prioridades de atuação, Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, propôs ao Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, a implementação no concelho de uma consulta descentralizada de Saúde Mental do Centro de Respostas Integradas do Porto Central.

Para a criação desta resposta prevê-se a constituição de uma equipa multidisciplinar composta por profissionais de medicina, enfermagem, psicologia e serviço social, que funcionará no Marco de Canaveses, não tendo os marcuenses, a partir dessa data, de se deslocarem ao Porto para essa consulta.

A proposta mereceu a disponibilidade da Administração Regional de Saúde do Norte para iniciar as diligências de elaboração e negociação do protocolo proposto que terá por objetivos criar uma resposta de atendimento capaz de promover a redução de consumo de substâncias psicoativas, prevenção dos comportamentos aditivos e diminuição das dependências.

“A pandemia veio agravar as doenças do foro mental, mas também agravou as dependências, nomeadamente o álcool, droga, e outras, como é o caso do novo fenómeno social muito relacionado com as crianças, a “adição aos ecrãs”, que desde muito pequenas começam a apresentar sintomas de privação. Estamos a falar de um conjunto de dependências que têm implicações no funcionamento saudável das famílias e no bem-estar das pessoas, pelo que o acolhimento desta proposta para a criação, no concelho, de uma consulta especializada faz-me acreditar que podemos vir a ficar mais preparados para intervir e responder a estas necessidades”, explica Cristina Vieira.

A proposta foi apresentada esta quinta-feira, em reunião através de videoconferência.