As temáticas dos Riscos e da Segurança na componente de Cidadania e Desenvolvimento (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – ENEC) tem conduzido a uma profícua colaboração entre os técnicos superiores da área de Proteção Civil do Município de Marco de Canaveses e o CFAE MarcoCinfães, nomeadamente no que respeita à formação contínua de profissionais docentes e não docentes das escolas do concelho.

A constatação, por um lado, de que é na escola que as aprendizagens mais abrangentes, para a vida, devem ocorrer, pela capacidade que esta tem de planificar, monitorizar e avaliar as mesmas e, por outro, de que as parcerias com a comunidade são indispensáveis e se revestem de elevado valor educacional, conduz ao aprofundamento desta colaboração institucional visando difundir na comunidade uma cultura de segurança. De facto, para que os alunos realizem aprendizagens significativas e promotoras da sua autonomia, as mesmas têm de estar relacionadas com algo que lhes seja próximo e familiar e em que se revejam.

Neste pressuposto, a formação contínua dos docentes, gestores diários do currículo com proximidade real aos contextos sócio- espaciais dos alunos, desempenha um papel fundamental na melhoria das práticas, nomeadamente tendo em vista a promoção do sucesso escolar por todos pretendido.

Objetivos a atingir

  • Conhecer o enquadramento institucional e legislativo conducente às condições favoráveis à promoção duma cultura de segurança na comunidade.
  • Rever e aprofundar conhecimentos sobre instrumentos existentes no sistema educativo que permitem e facilitam o trabalho dos docentes com os seus alunos na área da segurança/prevenção do risco.
  • Partilhar experiências/metodologias/materiais sobre projetos na área da segurança/prevenção do risco.
  • Incentivar a criação de parceria na educação.

Conteúdos da ação

  • A Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania e a sua concretização curricular nos diversos ciclos de ensino.
  • A Recomendação nº 5/2011 do CNE e a importância da implementação de uma cultura de segurança na comunidade.
  • O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: competências a desenvolver.
  • A Autonomia e Flexibilidade Curricular das escolas como propiciadora de experiências pedagógicas mais enriquecedoras.
  • A importância das parcerias na realização de aprendizagens integradas e significativas e na promoção da autonomia dos alunos; o trabalho de projeto na área de Segurança e Prevenção do Risco.

Destinatários

Educadores de Infância e Docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundário; Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais (Escolas e Agrupamentos associados do CFAE MarcoCinfães do concelho de Marco de Canaveses); técnicos das autarquias; público em geral.

Local

Sala virtual em plataforma a definir.

Modalidade

Seminário

Duração

4h

Horários

01 de março: 14h00 às 18h00

Data Limite de Inscrição

26 de fevereiro

Número de vagas limitado