A Avenida 25 de Abril, no Marco de Canaveses, será reabilitada pela Câmara Municipal. A obra surge no seguimento da reabilitação da Av. Professor Doutor Carlos Mota Pinto, que está em curso atualmente.

A requalificação da Avenida 25 de Abril terá como objetivo redefinir o perfil do arruamento, inserção de lugares de estacionamento e novas acessibilidades para peões e zonas de lazer. Outros dos objetivos desta requalificação é melhorar as condições de segurança na ligação com a Avenida Carlos Mota Pinto, no cruzamento da Avenida Manuel Pereira Soares.

“Estas artérias são importantes acessos à estação de comboios e, em sentido inverso, importantes portas de entrada na cidade. Por outro lado, no caso da Avenida 25 de Abril, estamos a falar de uma avenida que carece de acabamentos, como é evidente pela faixa central que atualmente serve de estacionamento completamente desregulado e, do ponto de vista da organização do espaço público, é urgente intervir ali”, justifica Mário Bruno Magalhães, Vereador da Câmara Municipal.

A Avenida 25 de abril passará a ter o arruamento alinhado com a Avenida Carlos Mota Pinto, com duas faixas ao centro e pavimentadas a betuminoso. Os estacionamentos passarão para as laterais e serão incrementadas as áreas de estar e caminhar, bem como implementadas áreas de vegetação.

O responsável autárquico pelo Urbanismo e Obras Públicas considera que a obra “é mais uma intervenção estruturante para a cidade e faz parte de um plano estratégico de desenvolvimento desta zona do concelho, que inclui outros projetos a levar a cabo como a requalificação da área envolvente à estação de comboios, a definição da ARU e as reabilitações da Casa dos Arcos e do largo da Igreja de Rio de Galinhas”.

O contrato para a execução da empreitada já está assinado. O Município vai investir 170 mil euros na obra que, após a consignação, terá um prazo de execução de 4 meses.