Foi formalmente constituído na manhã desta sexta-feira, 5 de março, o Conselho Municipal do Turismo (CMT) do Marco de Canaveses. O órgão reúne parceiros públicos e privados e tem como missão a definição e implementação de estratégias para o desenvolvimento do setor localmente.

“Apesar da quebra no último ano devido à pandemia, o turismo é um setor que vinha em crescimento contínuo na região Norte, e espera-se que retome essa rota de crescimento. O Marco de Canaveses, pela proximidade à cidade do Porto e pelas excelentes acessibilidades tem de tirar o máximo partido dos milhões de turistas que todos os anos chegam ao Porto”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

A produção de programação cultural, a valorização do património, a promoção da oferta gastronómica, dos produtos locais e do artesanato, bem como o fomento da oferta de animação, lazer e desporto são fatores em que a Câmara Municipal do Marco quer reforçar a aposta e para isso considera determinante a construção conjunta da estratégia concelhia conjunta entre parceiros.

Na CIM-Tâmega e Sousa apenas Baião tem já implementado o CMT, e o Marco de Canaveses passa a ser também um dos poucos municípios da região Norte a implementar o órgão.

“A importância deste Conselho está também no fortalecimento de uma participação aberta de cidadãos, empresas e associações na formulação de políticas que ajudem a melhor promover e divulgar o concelho de Marco de Canaveses e a criar condições favoráveis ao investimento e à atração de turistas,”, conclui Cristina Vieira.

Assim, além do Município, tomaram posse no Conselho Municipal do Turismo representantes eleitos ou designados:

• do Turismo Porto e Norte de Portugal;
  • da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa;
  • da Dolmen;
  • da Associação de Município do Baixo Tâmega;
  • da Rota do Românico;
  • da Associação Empresarial do Marco de Canaveses;
  • da Estação Arqueológica do Freixo;
  • da Igreja de Santa Maria;
  • dos estabelecimentos de ensino com os cursos da área de turismo;
  • da Assembleia Municipal;
  • dos empreendimentos turísticos e alojamentos locais;
  • das empresas de animação turística;
  • da restauração do concelho;
  • da Rota dos Vinhos do Marco;
  • da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno;
  • dos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho.