A atividade DICAS está integrada no Plano Integrado de Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Marco de Canaveses, que decorre no 1.º período de cada ano letivo desde 2018/2019, já rastreou 720 crianças no âmbito da Psicologia e Terapia da Fala. A atividade divide-se em duas fases e destina-se a todas as crianças do concelho, cujos encarregados de educação assim autorizem.

Estas ações de rastreio e acompanhamento são uma das atividades âncora do nosso projeto #sucessoescolar. Identificar constrangimentos no desenvolvimento das crianças em idades precoces é fundamental para uma abordagem bem-sucedida. Este é um trabalho em rede, que levamos a cabo com a comunidade educativa, com particular importância para o envolvimento dos encarregados de educação em todo o processo”, destaca Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

Numa primeira fase da atividade, é efetuado um rastreio universal a todas as crianças na faixa etária dos 4 anos, permitindo obter uma visão abrangente da criança e uma avaliação ao seu desenvolvimento global.  A segunda fase passa pela intervenção e acompanhamento das crianças, através de um trabalho em rede, envolvendo os Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais.

Durante a atual crise pandémica, o acompanhamento tem sido efetuado através de consultas online e do fornecimento de documentos e vídeos informativos.

O PIICIE é um projeto promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses no âmbito da atividade Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, cofinanciado pelo Norte2020, pelo Portugal2020 e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.