A Câmara Municipal do Marco de Canaveses já consignou as empreitadas de retirada de fibrocimento (amianto) nas últimas cinco escolas do concelho com estruturas compostas por este material.

As obras já começaram nas escolas do 1.º ciclo da Freita (Marco) e do Outeiro (Constance). Seguir-se-ão, nas próximas semanas, as obras na EB 2,3 de Alpendorada e nas escolas do 1.º ciclo do Casal (São Lourenço do Douro) e do Cabo (Maureles).

As cinco empreitadas representam um investimento de 345 mil euros, financiadas pelo Governo, que apoia a retirada de amianto nas escolas através Programa de Estabilidade Económica e Social.

“Quando entrámos em funções elaborámos de imediato um plano de intervenção nas escolas que já estamos a implementar desde 2018. Quando, em julho de 2020, o Governo lançou o programa de financiamento para a retirada do amianto, o Marco de Canaveses estava preparado para tirar o melhor partido desta medida. Já removemos o amianto de cinco escolas, com mais estas cinco ficamos com o parque escolar do concelho completamente livre de amianto”, revela Cristina Vieira.

Em algumas das situações, a autarquia está também a levar a cabo alguns melhoramentos necessários através dos funcionários do seu quadro. No caso da EB 2,3 de Alpendorada, a Câmara Municipal iniciará ainda este ano uma remodelação completa da escola no valor estimado de 2,2 milhões de euros.

No Marco de Canaveses, desde 2018, entre os projetos em execução e já executados, o investimento do Município em equipamentos escolares ascende já a 1,6 milhões de euros.