A  Câmara Municipal do Marco de Canaveses viu aprovada a sua candidatura a financiamento comunitário para a obra de Reabilitação da Envolvente da Estação de Caminho-de-Ferro – Marco pelo NORTE2020.

Em termos financeiros, a candidatura submetida foi aprovada sem corte de elegibilidade, esgotando o valor do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para os investimentos do Plano de Ação Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), nos seguintes moldes:

Estrutura do financiamento aprovado:

Investimento Total: 732 748,07 €

Investimento elegível: 501 440,34 €

Comparticipação FEDER (taxa de 85 %): 426 224,29 €

A candidatura e respetivo investimento incluem o projeto de execução e a empreitada.

O projeto de ‘Reabilitação da Envolvente da Estação inclui a criação de um parque de estacionamento, de um edifício de ligação entre a estação e o parque de estacionamento e de uma praça da Estação, que permite dar corpo à intermodalidade naquela zona fulcral da mobilidade, para além da construção de passeios nas ruas envolventes de acesso à Estação.

Com a aprovação desta candidatura e das duas candidaturas submetidas e recentemente aprovadas para construção de passeios, fica esgotado todo o valor de fundo alocado aos investimentos prioritários elencados, assegurando o Município uma taxa de compromisso a 100%.

“O Município do Marco de Canaveses, dentro da região do Tâmega e Sousa, apresenta a maior dotação PAMUS – Planos Ação Mobilidade Urbana Sustentável e com maior número de candidaturas submetidas e aprovadas ou seja, uma clara aposta na mobilidade urbana sustentável e correspondendo a um fator de forte territorialização e condição do modo e qualidade de vida das pessoas”, sublinha Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

A dotação global do PAMUS para o Município do Marco de Canaveses é superior e 2 milhões de euros.