O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) reuniu, através de videoconferência, na segunda-feira, dia 22 de março. A sessão presidida pela Presidente do Município, Cristina Vieira, que contou com a participação dos vários membros que compõem este órgão consultivo, teve como objetivo debater medidas e atividades, a implementar durante este ano, e estabelecer redes de contacto e de trabalho colaborativo entre os movimentos juvenis Marcuenses.

Nesta reunião tomaram posse três novos membros, designadamente os representantes da Associação de Jovens da Escola Secundária do Marco de Canaveses, da Escola Secundária de Alpendorada e o representante da Zora – Movimento Associativo de Jovens Marcoenses.

Entre os pontos da ordem de trabalhos esteve a eleição de um elemento para compor o júri do ‘Prémio de Mérito #SucessoEscolar’ e de dois elementos para representarem o CMJ do Marco de Canaveses no Encontro Nacional de Conselhos Municipais da Juventude de 2021.

Foi também apresentado o Plano de Formação do Município do Marco de Canaveses para as Empresas e Desempregados, inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional, e abordados assuntos inseridos na estratégia MarcoInvest.

Foram ainda apresentadas duas propostas, pela Juventude Socialista do Marco de Canaveses, na área da Cultura e da Educação. A primeira sugestão refere-se à implementação do ‘Programa de Educação Estética e Artística’, ao abrigo da Direção-Geral da Educação e do Ministério da Educação, nos Agrupamentos de Escolas do Município; e a segunda proposta relaciona-se com a criação de um ‘Cineclube’, com sede no Centro Cultural Emergente. 

A Presidente do Município do Marco de Canaveses sublinha que “é com muita satisfação que vejo a Juventude Marcuense, independentemente do quadrante político, cada vez mais ativa e empenhada em dar os seus contributos e atenta ao trabalho que está a ser realizado para alavancar o desenvolvimento do Marco de Canaveses”.

“Continuamos a implementar políticas ambiciosas em matéria de apoio à Juventude e múltiplas medidas com o objetivo de criar ainda mais âncoras de atração aos jovens investidores e de fixação no nosso Concelho”, reforça Cristina Vieira.