Os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses receberam ontem a confirmação de que passarão a contar com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

A confirmação oficial chegou através da Liga Portuguesa dos Bombeiros, que em conjunto com a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, aprovou a criação de 55 novas EIP em todo o país, lista que inclui uma equipa para os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.

Patrícia Gaspar já tinha garantido, numa reunião com a Presidente da Câmara Municipal e o Comandante dos Bombeiros Sérgio Silva, a atribuição de uma segunda EIP.

Cristina Vieira reage a mais este passo para a concretização de uma reivindicação antiga dos Bombeiros:

“É o caminho para a profissionalização de um conjunto de bombeiros que vão garantir uma resposta pronta e capaz à população marcuense. A Câmara Municipal já comparticipa em 50% os salários dos elementos da primeira equipa, e esta segunda vem dar resposta a uma ambição, quer do comando quer da anterior e atual direções dos Bombeiros. Graças também ao empenho da Secretária de Estado Patrícia Gaspar conseguimos ajudar os Bombeiros do Marco, o que significa também ajudar os marcuenses porque infelizmente em algum momento da nossa vida todos nós precisamos deles e da sua capacidade de resposta. Por isso sinto-me muito feliz e orgulhosa e congratulo os Bombeiros e o Governo por esta excelente medida”, diz a Presidente da Câmara Municipal.

A Equipa de Intervenção Permanente é composta por cinco elementos e assegura o socorro e a emergência na área do concelho. Os bombeiros que a integram são caraterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.