A primeira Mostra de Cinema de Animação do Marco de Canaveses vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 28 de maio, no Emergente Centro Cultural. O evento consiste na apresentação de filmes produzidos por alunos do ensino profissional do concelho no âmbito de oito oficinas de cinema de animação, que decorreram nos anos letivos 2019-2020 e 2020-2021 na Escola Profissional de Arqueologia, Escola Profissional de Agricltura e Desenvolvimento Rural (EPAMAC), Escola Secundária do Marco de Canaveses e Escola Secundária de Alpendorada.

As “Oficinas de Cinema de Animação” envolveram cerca de 130 alunos, foram dinamizadas por Abi Feijó, conceituado cineasta português, e tiveram o objetivo de potenciar a criatividade dos alunos e promover a sua motivação, no sentido da melhoria das aprendizagens, através de uma abordagem diferenciadora e inovadora ao nível das práticas educativas.

O evento é dirigido à comunidade escolar (alunos, professores e encarregados de educação) mas pode ser visto integralmente e em direto através do Facebook do Município do Marco de Canaveses a partir das 20h30.

 

Filmes realizados:

EPAMAC

Vidas Secas (2020)

O Hotel dos Insectos (2021)

 

Escola Profissional de Arqueologia

Tino e Castelino (2020)

Tino e Castelino: O Coice da Aprendizagem (2021)

 

Escola Secundária de Alpendorada 

Regresso ao Passado (2020)

O Desastre das Torradas (2021)

 

Escola Secundária de Marco de Canaveses

Atelier da Carmen (2020)

O Emigrante (2021)

 

O evento, bem como as Oficinas de Cinema de Animação, são realizados no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Marco de Canaveses, financiado pelo Portugal 2020 e Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.