A Delegação de Competências na área da Educação vai permitir ao Município do Marco de Canaveses poupar cerca de 34 mil euros em serviços de cópia, impressão e digitalização nas várias escolas do concelho.

Esta poupança surge pelo facto de ser o Município a negociar este serviço para todas as escolas, ao contrário do que era feito anteriormente, em que os serviços eram negociados escola a escola.

“Temos vindo, desde o início do mandato, a otimizar os métodos de gestão e contratação de forma a que o Município possa obter poupanças e que os serviços públicos se tornem mais eficientes. A poupança que conseguimos obter neste serviço é apenas um exemplo da forma rigorosa como temos gerido os recursos da Câmara Municipal e é também a prova daquilo que sempre dissemos em relação à delegação de competências, de que conseguiríamos fazer mais com uma gestão de proximidade”, sublinha a Presidente Cristina Vieira

A previsão da poupança de 34 mil euros advém da celebração de um contrato no valor de 78.228€, que garante os serviços em questão para os quatro Agrupamentos de Escolas do concelho e para a Escola Profissional de Arqueologia, num período de 24 meses, de 1 de maio de 2021 a 30 de abril de 2023.

Tendo em conta que nas escolas referidas era gasta uma média mensal de 4.668,22€ no serviço, em 24 meses projetava-se uma despesa total de 112.037,26€. Assim, este contrato vai permitir uma poupança estimada próxima dos 34 mil euros.

O protocolo celebrado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses com os Agrupamentos de Escolas de Alpendorada, do Marco de Canaveses, n.º1 do Marco de Canaveses, de Sande e Escola Profissional de Arqueologia, aprovado em Reunião de Câmara esta segunda-feira, determina que ainda que as escolas entreguem à Câmara Municipal o valor das fotocópias tiradas para fins pedagógicos, pois a delegação de competências apenas prevê que a Autarquia assuma os custos das cópias dos serviços administrativos e da direção.

Fruto ainda da delegação de competências, o Município cedeu às escolas novos equipamentos para cópia, impressão e digitalização, tendo ministrado formação para a utilização dos mesmos e efetuado inquéritos de satisfação após os primeiros dias de utilização. Dessa avaliação concluiu-se que existe 100% de satisfação com o serviço.