Foi esta quarta-feira assinado o auto de consignação que marca o início da segunda fase da empreitada da rede de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e drenagem de águas pluviais, nas freguesias de Tabuado e do Marco.

“É com satisfação que assinalamos esta obra, que se traduz num importante benefício para os habitantes destas duas freguesias. É um grande esforço financeiro que a Câmara Municipal está a fazer, mas trata-se de um investimento na saúde pública, no bem-estar dos marcuenses, no meio ambiente e na competitividade territorial”, explicou Cristina Vieira.

Esta intervenção, que tem uma duração prevista de seis meses, representa um investimento do Município superior a 360 mil euros e vem complementar uma empreitada que se iniciou em julho de 2020. No total, as duas obras representam um investimento de mais de 750 mil euros, uma vez que a primeira fase teve o custo de 369 mil euros.

A obra que agora se inicia consiste na instalação de 1890 metros de coletores de águas residuais, 2000 metros de rede de drenagem de águas pluviais, 225 metros de rede de distribuição de água, uma estação elevatória de águas residuais e 55 ramais domiciliários.

Celso Santana, Presidente da Junta de Freguesia do Marco elogiou o investimento do Município na área da água e do saneamento, realçando que “devemos agradecer quando os dinheiros públicos são investidos naquilo que as pessoas anseiam, naquilo que precisam e naquilo que é necessário. E o que é necessário neste momento é a água e o saneamento”.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Tabuado, José Fernando Barbosa, congratula-se pelos números alcançados ao nível da cobertura da rede de águas em Tabuado: “É um grande orgulho ter um contributo importante para atingirmos estes objetivos. Nós sabemos que não é fácil resolver o problema das coberturas das redes de água e saneamento mas acho que este é o caminho certo e é por aqui que temos de avançar”.

Na freguesia de Tabuado são abrangidas pela obra parte da Rua dos Chãos, Rua da Nigra, Rua das Quebradas, Rua da Vindima e a Travessa da Pousada. No Marco vão ser intervencionadas a Rua da Freita, a Rua Joaquim Teixeira e a Rua de Vila Maior, onde se inclui a instalação e construção da Estação Elevatória de Águas Residuais.