Foi aprovada, em Reunião de Câmara, a renovação e ampliação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Marco. Em relação à ARU de 2016, que já caducou, passou a ser incluída a Rua de São Nicolau.

Na nova Área de Reabilitação Urbana do Marco de Canaveses, que tem cerca de 27 hectares, encontram-se diversos equipamentos da cidade, como o edifício dos Paços do Concelho, o Hospital de Santa Isabel, o Museu Municipal Carmen Miranda, o Emergente Centro Cultural ou o edifício do Marco Fórum XXI. A área da ARU é ainda dotada de uma forte componente habitacional, a que se associam alguns locais de comércio e serviços.

A implementação da ARU do Marco tem como objetivo a melhoria do ambiente urbano, através da revitalização da área de intervenção em questão, o que se espera conseguir por via da reabilitação física do edificado destinado a habitação, comércio, serviços, equipamentos de utilização coletiva e do espaço público envolvente, e da qualificação ambiental e urbanística das suas áreas urbanas, em especial daquelas que evidenciem maiores sinais de algum abandono, bem como de intervenções no campo da mobilidade que possam levar à redução da poluição do ar e do ruído, privilegiando a melhoria e o incentivo dos modos suaves de mobilidade.

Com a nova delimitação desta ARU, o Município do Marco de Canaveses define ainda um quadro de benefícios fiscais, financeiros e administrativos, nomeadamente dos benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património, como o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).