Foi inaugurada, esta tarde, a Reabilitação da EB1 da Esperança, na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, que permitiu uma modernização completa do estabelecimento escolar.

“Esta escola não sofria obras há imensos anos e por isso era uma escola cujas instalações estavam bastante deterioradas. O mobiliário estava desadequado, os espaços não eram funcionais nem confortáveis e estavam desadaptados àquilo que são as escolas atuais e, por isso, foi uma das escolas que nós priorizamos na nossa intervenção”, explicou Cristina Vieira.

Esta intervenção representou um investimento do Município de cerca de 180 mil euros e foi realizada no âmbito do modelo da Economia Circular, que é um modelo de produção e consumo que envolve a partilha, aluguer, reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o seu ciclo de vida.

“Tivemos oportunidade, por esta ser uma requalificação integral, de concorrer com esta escola, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, ao modelo da Economia Circular. Fomos o único Município que se candidatou com uma escola a este modelo. Foi um desafio para os nossos técnicos, usar materiais recicláveis e partilhar experiências com outros Municípios em materiais e algumas estratégias de construção e adaptação”, concluiu a Presidente da Câmara Municipal.

Com esta intervenção foi instalado um novo coberto na escola e foram também construídos um novo refeitório, biblioteca e novas casas de banho.

Foram ainda aumentados os níveis de eficiência energética do estabelecimento escolar, através da substituição da caixilharia, colocado capoto e substituído o sistema de iluminação por um outro mais eficiente, como é a iluminação LED.