Foi assinado, esta tarde, o auto de consignação da empreitada de requalificação do Pavilhão de Vila Boa do Bispo, uma intervenção que representa um investimento do Município de perto de 300 mil euros.

“Esta é uma obra desejada, não só pela casa do Povo de Vila Boa do Bispo, mas também pelo Município, uma vez que é um equipamento municipal que durante 24 anos não teve nenhuma requalificação. Durante quase 23 anos não houve também legalização do espaço, fomos nós que em 2019 legalizamos o edifício. É por isso um motivo de orgulho para todos nós”, afirmou o Vereador do Desporto da Câmara Municipal. Paulo Couto explicou ainda que o Município acabou por ser mais ambicioso na requalificação do que estava inicialmente previsto: “Na fase inicial ponderamos mexer só no piso, mas depois verificamos que era necessário fazer mais. De um projeto inicial de cerca de 100 mil euros passou para quase o triplo, mas o espaço vai ficar digno de receber qualquer tipo de prova, nacional ou internacional”, concluiu.

Entre os trabalhos de requalificação do pavilhão, que têm uma duração prevista de seis meses, destaque para a substituição do piso de madeira, das tabelas e dos corrimãos, marcações de linhas de jogo para várias modalidades, substituição da iluminação para LED, substituição de equipamentos desportivos, pintura, substituição de vidros partidos, revestimentos de tetos, paredes exteriores e interiores, aplicação de um novo portão, decapagens e pinturas de vários elementos metálicos, requalificação da rede de abastecimento de águas e colocação de rede de renovação e ventilação de ar.

Miguel Carneiro, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, destacou a importância da intervenção para a freguesia que dirige, fazendo referência às três modalidades que utilizam o equipamento: “É o segundo pavilhão mais utilizado do concelho, com dezenas de atletas federados no hóquei em patins, futsal e karaté. Isto acaba por trazer uma dinâmica muito grande ao espaço e materializa a ideia de vida associada à freguesia, porque se nós não tivermos instituições, pessoas ou projetos não temos dinâmica na comunidade”, sublinhou o autarca.

Presente também na cerimónia de arranque da obra, o Presidente da Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo fez referência às condições de que o Pavilhão vai dispor, essenciais para a prática desportiva: “Ao fim de muitos anos de espera, penso que este é o momento certo. É muito importante termos um pavilhão com condições dignas, ao nível das modalidades que aqui se praticam”, destacou Rui Teixeira.

Esta obra complementa o investimento que está a ser feito pelo executivo em requalificações de equipamentos desportivos, que já ultrapassou um total de 2,2 milhões de euros.