Por ocasião do 25.º aniversário da inauguração e bênção (7 de julho de 1996 – 7 de julho de 2021), o Município do Marco de Canaveses requereu ao Ministério da Cultura a elevação da Igreja de Santa Maria do Marco e o seu Complexo Paroquial ao estatuto de “Monumento Nacional”.

Este imóvel tem-se revelado como expoente da valorização cultural e turística do concelho, sendo igualmente elemento de referência na história, teologia e arquitetura a nível mundial.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, justifica a proposta do Município: “A celebração dos 25 anos de edificação da Igreja de Santa Maria são uma oportunidade para avaliar a sua classificação enquanto Monumento Nacional. Pela sua monumentalidade, como projeto e obra de um arquiteto de exceção, materializa um valor de exemplaridade incontornável e enquanto objeto de interesse científico, entendemos que a Igreja de Santa Maria deve merecer a respetiva proteção, a bem da sua valorização. É uma obra de referência da arquitetura internacional e por tudo quanto representa, este monumento assume-se como um valor cultural de elevado significado não apenas para o Marco de Canaveses, mas também para Portugal”, sublinha a autarca.

O objetivo da proposta do Município é salvaguardar este importante património edificado e de toda a zona envolvente, em estreita relação com a Direção-Geral do Património Cultural e especialmente com a Paróquia de Fornos, enquanto gestora e proprietária do espaço.

A Igreja encontra-se classificada como Monumento de Interesse Público desde 2013. Um bem considera-se de interesse nacional quando a respetiva proteção e valorização  representa um valor cultural de significado para o país.