Foi lançada este domingo a campanha ADOTA, de sensibilização para a adoção responsável de animais do Centro de Bem Estar Animal do Marco de Canaveses. Esta iniciativa é promovida pelo Município, através do Centro de Recolha Oficial (CRO) do Marco de Canaveses, e pela Animarco.

“O Município do Marco de Canaveses é um município que se preocupa com o bem estar animal. Nesse sentido, a quem quiser adotar um animal, a Câmara Municipal suporta, com um voucher, a respetiva esterilização, vacinação e identificação eletrónica. Esta é uma forma de promovermos a adoção e de motivarmos as pessoas, porque queremos que elas levem os animais em segurança”, explicou Cristina Vieira.

Uma boa parte dos animais disponíveis para adoção, são, antes disso, recolhidos pelo CRO, o Centro de Recolha Oficial, que foi criado pelo Município para efetuar o resgate de animais abandonados do concelho, e onde a Câmara Municipal do Marco de Canaveses tem feito um grande investimento, nomeadamente “ao nível da manutenção das instalações, ampliação do espaço de recreio para os animais, contratação de uma nova veterinária, medicamentos, chips ou produtos de higiene, e estamos também a trabalhar na aquisição de uma nova viatura para a captura de animais”, acrescentou a Presidente da Câmara Municipal, salientando que “estamos a fazer um trabalho para que este Centro de Recolha Oficial e esta parceria que temos com a Animarco funcionem em pleno. Os próximos meses serão de trabalho, de motivação e também de apelo aos marcuenses para que adotem um animal”.

Ana Monteiro, Presidente da Animarco também se mostrou satisfeita com o lançamento da campanha ADOTA, apelando também à adoção responsável por parte dos marcuenses. “É uma campanha que ansiávamos há algum tempo e que fazia muita falta, porque temos cerca de 200 animais nas instalações, entre CRO e Animarco. É urgente que as pessoas adotem, para que nós possamos recolher mais animais e ajudar muitos outros que estão em fila de espera”, afirmou.

A dirigente da associação referiu ainda que com a pandemia aumentou a adoção irresponsável, terminando com um apelo para que isso deixe de acontecer: “As pessoas têm que pensar que adotar um animal tem que ser para a vida, e, antes de adotar, temos que pensar como é que vai ser agora e como vai ser no futuro, e se temos condições para isso. Peço às pessoas que pensem adotar um animal. Os animais são as melhores companhias que podemos ter. A única coisa que peço, é que adotem com responsabilidade”, concluiu.

Paralelamente ao lançamento da campanha ADOTA, decorreu também a “Cãominhada”, organizada pela Animarco, em que os participantes realizaram uma caminhada com os seus animais de estimação ou levando um do Centro de Bem Estar Animal. Nota ainda para o apelo que foi feito aos participantes, para realizarem a doação de sacos de ração, a que os marcuenses acederam em peso.