Já está aberto o período de apresentação de propostas ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2021 do Marco de Canaveses. Para este ano, a verba disponível para o concurso aumenta para 40 mil euros, mais 10 mil em relação aos anos anteriores.

É com bastante satisfação que damos início ao período de apresentação de propostas do Orçamento Participativo Jovem. Para este ano aumentamos a verba disponível de 30 para 40 mil euros e introduzimos outras alterações de forma a motivarmos ainda mais os nossos jovens a participarem nas políticas do Município e, assim, estreitar a ligação entre autarquia e a juventude”, explicou o Vereador Paulo Couto.

Podem candidatar-se ao OPJ todos os jovens residentes no concelho do Marco de Canaveses, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade, inclusive, sendo que cada proposta não pode ultrapassar os 20 mil euros, pois a verba disponível será para a execução das duas propostas mais votadas.

Além do aumento da verba, este ano surgem mais algumas alterações ao regulamento:

• possibilidade de apresentação de candidaturas em grupo;
  • limitação de uma candidatura por jovem;
  • possibilidade de melhoria das propostas aos jovens proponentes;
  • apresentação pública das propostas admitidas por parte dos jovens, antes do processo de votação.

O período de elaboração e apresentação das propostas ao OPJ 2021 decorre até ao dia 3 de setembro, podendo o formulário de participação ser remetido por email para juventude@cm-marco-canaveses.pt ou entregue pessoalmente, em envelope fechado, na receção da Câmara Municipal do Marco de Canaveses ou nos Espaços Cidadão do concelho.

Mais informação, regulamento e formulário de participação podem ser consultados em www.cm-marco-canaveses.pt/opj.

As alterações ao regulamento do Orçamento Participativo Jovem e a respetiva calendarização foram aprovadas em Reunião de Câmara, na passada sexta-feira, dia 30 de julho.