A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai adquirir, ainda este ano, mais cinco viaturas elétricas (quatro ligeiras e uma ligeira de mercadorias) para alocar aos serviços da Polícia Municipal e de Fiscalização Municipal de modo a tirar maior partido da autonomia e assim evitar o equivalente em consumos de gasóleo e emissões de CO2.

Com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa, é intenção do Município renovar progressivamente a sua frota de viaturas, transitando para o uso de veículos mais limpos e ecológicos. Os veículos elétricos apresentam vantagens não só relativamente à qualidade do ar, mas também ao nível da redução da poluição sonora nos meios urbanos.

A implementação deste objetivo já se iniciou, tendo o Município adquirido duas viaturas elétricas em 2020, com financiamento aprovado pelo Fundo Ambiental, por substituição de viaturas a diesel e gasolina.  Assim, o Município de Marco de Canaveses contribui ativamente para acelerar o processo de descarbonização da sociedade e de neutralidade ambiental.

A aquisição das viaturas implica um investimento de 120 mil euros e far-se-á através de candidaturas à 3.ª fase da Mobilidade Elétrica na Administração Pública, para obtenção de apoio financeiro do Fundo Ambiental.

A submissão de uma candidatura pressupõe o abate de veículos com mais de 10 anos.