Foi lançado, no dia 3 de setembro, o concurso público para a reconstrução e ampliação da habitação para equipamento de Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) em Soalhães.

O novo lar representa um investimento superior a 1 milhão e 938 mil euros e tem comparticipação de Fundos Comunitários, no valor de e 1.053.303,70 euros, e do Município do Marco de Canaveses, em 500 mil euros, totalizando assim 75% do investimento da obra. O restante valor da empreitada será assegurado pela Associação das Obras Sociais de São Vicente de Paulo, a proprietária do equipamento social.

A nova estrutura, do Centro Social de São Martinho de Soalhães, vai comportar alojamento para cerca de 25 utentes, Centro de Dia e cozinha industrial para o apoio ao domicílio. Será realizada ao longo de 24 meses após a adjudicação da obra.

A Presidente do Município do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, refere que “esta obra será uma realidade porque este Executivo Municipal acreditou no projeto e conseguiu inverter o processo de abandono do mesmo, que será uma mais-valia para todos, um projeto de futuro e da salvaguarda do bem-estar dos nossos Idosos. A Câmara Municipal está, mais uma vez, a ser um agente de incentivo e a garantir o investimento desta nova infraestrutura social, em mais de 1 milhão de euros de financiamento comunitário, através da reprogramação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, aprovada em sede da Comissão. Em boa hora o Centro Social de São Martinho de Soalhães apresentou esta candidatura pois o Concelho apresenta ainda um défice em termos de respostas sociais, pelo que não podíamos deixar de apoiar este investimento”, reforça.

Para o Presidente da Freguesia de Soalhães, António Monteiro, “o novo lar representa o esforço da Associação, que sempre acreditou que isto era possível, e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, para a sua concretização, sem a qual tal não seria possível. Não teremos dúvidas que este novo Lar, para além de constituir uma importante resposta social, porque os nossos idosos merecem e precisam de espaços para a sua proteção e qualidade de vida, será também gerador de postos de trabalho na Freguesia. Pelo que agradeço à Direção do Centro Social de São Martinho de Soalhães, que manteve vivo este sonho, e à Câmara Municipal, pela realização da obra”, sublinha.

O prazo para apresentação das candidaturas é de 30 dias, a contar da data de envio do anúncio para publicação, o que aconteceu no dia 3 de setembro.