O Município do Marco de Canaveses está a levar a cabo um ciclo de iniciativas designadas “Marco + Igual”, inseridas no âmbito da Estratégia para Igualdade e a Não Discriminação. Estas atividades assinalam um conjunto de datas comemorativas que impactam no domínio da inclusão social, igualdade e solidariedade.

As iniciativas “Marco + Igual” tiveram início no dia 1 de outubro, com o assinalar do Dia Internacional do Idoso mas prolongam-se até dezembro com a celebração de outras efemérides nestes domínios.

Datas e iniciativas a assinalar:

1 de Outubro – Dia Internacional do Idoso

– Entrega de almofadas confecionadas por crianças em contexto escolar, no ano letivo 2020/2021, a idosos que se encontram acompanhados pela GNR no âmbito da Operação Censos Sénior.

19 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

– Entrega das lancheiras saudáveis da EB1 do Marco e do JI Murteirados;

– Publicação do “Hino da Alimentação”, da autoria da Artâmega, e cantado em todas as escolas

– Promoção de atividades educativas subordinadas ao tema da alimentação saudável.

25 de Outubro – Dia Municipal para a Igualdade

– Apresentação Pública da Adesão do Marco de Canaveses à Rede de Autarquias para a Igualdade, pela presença da Presidente da Direção da Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, Ana Paixão, com participação dos parceiros do Conselho Local de Ação Social;

– Exposição “Eu Sou Mais Igual”

14 de novembro – 32.º Aniversário da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança

– Pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Marco de Canaveses, com o Centro Social de S. Martinho de Soalhães e a Associação dos Amigos do Rio Ovelha, encontra-se prevista a realização de uma caminhada sob o mote dos Direitos da Criança, em que se pretende solicitar aos participantes a doação de bens alimentares e distribuir às famílias mais vulneráveis do concelho.

25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Doméstica

– Lançamento de Campanha de sensibilização comunitária para a eliminação da Violência Doméstica.

30 de novembro – Dia Internacional das Cidades Educadoras

– Cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito #sucessoescolar 2020/2021, no Emergente Centro Cultural.

– Sob o tema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, será colocado um um cubo gigante no Jardim Municipal com fotografias alusivas às atividades desenvolvidas no domínio da Educação;

– Ensaio do hino das Cidades Educadoras em todas as escolas, pela Artâmega, com a realização e publicação de um vídeo;

3 de Dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

– Campanha de sensibilização articulada com o Provedor do Cidadão com Deficiência e a CERCIMARCO.

Entre 19 e 28 de novembro – Acolhimento no Emergente Centro Cultural da Exposição nacional itinerante “Mercadoria Humana”

– Iniciativa em parceria com o projeto CAERUS;

– Exposição dedicada à sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos, acompanhada de ação de sensibilização sobre o tema