O Município do Marco de Canaveses aprovou esta quinta-feira, em Reunião de Câmara, a adjudicação da empreitada “Adaptação e ampliação da USF do Marco” por cerca de 400 mil euros. A intervenção tem um duração prevista de nove meses, a contar da data de consignação da obra.

“Esta empreitada era um desejo dos utentes e profissionais da Unidade de Saúde, que foi identificada pela Câmara Municipal. Em dezembro de 2020 assumimos, por delegação do Governo, as competências de gestão na Saúde e, em menos de um ano, vamos avançar com esta importante requalificação, que se insere na aposta do Município em fortalecer e modernizar os Serviços de Saúde de concelho”, afirmou Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, revelando que a autarquia vai também iniciar o procedimento para a concretização dos projetos necessários, para candidatar a requalificação do Centro de Saúde Penhalonga, “para podermos melhorar as condições de acesso aos cuidados de saúde dos utentes desta unidade”.

Para além da adaptação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar, esta intervenção visa ainda a transferência do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), que funciona atualmente na Unidade de Saúde da Feira Nova, de forma a assegurar uma nova centralidade dessa resposta, que permitirá melhorar a acessibilidade àquela tipologia de cuidados de saúde aos residentes dos concelhos da área de influência do CDP Marco Canaveses (Baião, Resende, Cinfães e Marco de Canaveses), numa população inscrita total de mais de 9 mil utentes.

A requalificação da Unidade de Saúde será feita na sequência de uma candidatura apresentada pelo Município do Marco de Canaveses ao Programa Operacional NORTE 2020, que garante um financiamento comunitário da empreitada em 85%, ou seja, em cerca de 340 mil euros, ficando o Município responsável pelos restantes 60 mil.

Paralelamente à requalificação do Centro de Saúde do Marco, a Câmara Municipal vai também adquirir bens e equipamentos para o apetrechamento da USF.