RECOMENDAÇÕES – MEDIDAS PREVENTIVAS COVID-19 CEMITÉRIOS (FINADOS E DIA DE TODOS OS SANTOS)

Enquadramento GOVID-19

Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções, do qual faz parte o vírus SARS-CoV-2 que provoca a COVID-19.

Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser semelhantes a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Considera-se que o SARS-CoV-2 pode transmitir-se através de contacto direto ou indireto. A transmissão do vírus ocorre durante uma exposição próxima a pessoa infetada (que pode estar ou não sintomática), através da disseminação de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, as quais podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas (contacto direto) e ainda através do contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com SARS-CoV-2 e, em seguida, com a boca, nariz, olhos ou através da inalação de aerossóis contendo o vírus. A doença manifesta-se predominantemente por sintomas respiratórios, semelhantes a uma gripe, por exemplo febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória), cansaço, podendo também existir outros sintomas, entre os quais, dor de garganta, dores musculares generalizadas, perda transitória do olfato ou do paladar, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros.

Considerando que:

  • O Dia de Todos os Santos e o dia dos Finados são datas muito importantes para a população que, tradicionalmente, aproveita para visitar as sepulturas dos seus entes queridos, honrando a sua memória e aproveitando para limpar e embelezar as campas, potencialmente criando situaç6es de grande aglomerado junto e dentro dos cemitérios;
  • Não obstante a evolução favorável da situação epidemiológica em Portugal e grande parte da população já se encontrar vacinada, importa lembrar que existe uma diminuição da resposta imunitária ao longo do tempo, pelo que continua a ser fundamental a adoção de comportamentos que salvaguardem a saúde e segurança da população e diminuam a probabilidade de propagação desta infeção.

Neste enquadramento, a Autoridade de Saúde Local propõe:

  1. Obrigatoriedade do uso de máscara dentro do cemitério e nas suas imediações;
  2. Dotar os pontos de acesso aos cemitérios de solução desinfetante;
  3. Realizar, obrigatoriamente, a higienização das mãos com solução desinfetante à entrada e saída do cemitério;
  4. Cumprir as regras de circulação no interior do cemitério, assim como, as orientações de entrada e saída (circuitos demarcados preferencialmente com sentido Cínico, por forma a evitar aglomerações);
  5. Procurar manter o distanciamento físico entre pessoas (exceto no caso de coabitantes)
  6. Suspender saudações com contacto físico (por exemplo: aperto de mão, beijo ou abraço)
  7. Tentar permanecer no espaço o menor tempo possivel
  8. A ornamentação das campas e jazigos deverá ser realizada com utensílios prôprios
  9. Os equipamentos e materiais de limpeza não devem ser partilhados
  10. Os resíduos devem ser colocados em sacos dentro dos contentores;
  11. As pessoas pertencentes aos grupos mais vulneráveis e pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal completo há mais de 6 meses, devem evitar a deslocação aos cemitérios nos horários considerados de maior afluência
  12. No caso de existirem nas proximidades instalações sanitárias abertas, a periodicidade prevista no plano de higienização deverá ser reforçada e afixada em local visível.