O Presidente da Câmara Municipal de Lousada é o novo Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa). Pedro Machado, eleito por unanimidade pelos 11 Presidentes de Câmara do Tâmega e Sousa, será acompanhado na presidência do Conselho Intermunicipal pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e pela Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, que ocuparão os cargos de Vice-Presidentes.
Na mesma reunião foi ainda aprovada a continuidade de Telmo Pinto como Primeiro-Secretário da instituição.

A eleição decorreu esta manhã, dia 4, na sede da CIM do Tâmega e Sousa, após a reunião de instalação do Conselho Intermunicipal para o mandato 2021-2025.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal revela que “o novo Presidente do Conselho Intermunicipal assumiu como missão para o mandato 2021-2025 capitalizar os recursos financeiros disponíveis do Portugal 2020, do PRR e do Portugal 2030 e   reivindicar uma atenção especial para as fragilidades da região, num esforço conjunto para alavancar o desenvolvimento socioeconómico e a coesão territorial do Tâmega e Sousa”.

O Conselho Intermunicipal instalado é constituído pelos Presidentes das Câmaras Municipais dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa:

• Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar,
  • Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira,
  • Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha,
  • Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima,
  • Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco,
  • Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca,
  • Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado,
  • Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira,
  • Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito,
  • Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa,
  • e Presidente da Câmara Municipal de Resende, Manuel Garcez Trindade.

Na nota enviada, a CIM refere ainda que na reunião “foi ainda aprovado, por unanimidade, o nome de Telmo Pinto para Primeiro-Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal, cargo que ocupa desde 2018. Esta proposta do Conselho Intermunicipal será agora submetida a votação na reunião da Assembleia Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa”.